Terapia Individual

Momentos de dificuldades emocionais acontecem na vida de qualquer pessoa. Muitas vezes, a melhor saída para resolver esses conflitos é a terapia individual.

Crise no casamento, morte de um ente querido, perda de emprego, um evento inesperado e violento como um assalto ou acidente de automóvel. Esses são alguns dos muitos acontecimentos que surgem na vida inesperadamente e levam qualquer um a nos sentirmos inseguros, com dificuldades em lidar com as situações mais comuns, seja em família ou no trabalho. Junto com essas adversidades, não raro aparece a sensação de não saber tomar decisões que nos ajudem a retomar o rumo normal de vida, com coragem e segurança.

Entendendo os Conflitos Internos

Nesses momentos complicados que, em geral, vêm acompanhados de sofrimento emocional, a melhor saída é procurar auxílio na terapia individual, realizada por um psicólogo clínico, profissional que atende pacientes em seu consultório, seja para sessões de terapia individual ou em grupos.

A psicoterapia auxilia a pessoa a recobrar seu equilíbrio emocional e livrar-se, entre outros sintomas, da tristeza e da ansiedade excessiva e também da sensação de incapacidade de resolver os conflitos emocionais, por menores que sejam.

A terapia individual também ajuda a enfrentar dificuldades no relacionamento social, amoroso e de trabalho, levando o próprio paciente a descobrir seus pontos vulneráveis e os motivos que o induzem a tomar atitudes que o conduzem sempre aos mesmos impasses.

Um dos benefícios da terapia individual é o auxílio que o tratamento presta em estados emocionais mais severos como transtornos de pânico, um conjunto de sintomas que levam pessoas a se sentir incapacitadas de tomar atitudes corriqueiras, como sair sozinhas, pegar um transporte coletivo ou até mesmo dirigir.

Auto-Conhecimento e Confiança

A psicoterapia individual também é valiosa para quem deseja desenvolver seu potencial de realização, promovendo o autoconhecimento e crescimento pessoal.

Dessa maneira, com a terapia individual, as pessoas aprendem mais sobre si mesmas, descobrindo suas potencialidades e percebem melhor como lidar com suas próprias dificuldades. Com isso tornam-se mais seguras e confiantes.

Um outro benefício que traz a terapia individual é que, ao sentirem-se melhor preparadas, as pessoas passam a enfrentar as dificuldades com coragem e superar os obstáculos que eventualmente possam surgir em suas vidas.

A terapia individual também nos ajuda a aproveitar os momentos de alegria e prazer que a vida nos proporciona e que, muitas vezes, deixamos escapar por conta de medos e inseguranças.

Como é feita

Em geral, a sessão de terapia individual dura 50 minutos e sua frequência é determinada pelo psicoterapeuta junto com o seu paciente. A relação que surge em uma terapia individual é de cumplicidade e confiança e, por meio desse vínculo, profissional e paciente caminham juntos, dialogando sempre para que haja uma troca de impressões, percepções e reflexões sobre os temas levados à sessão.

É dessa maneira que a terapia individual auxilia o paciente a entender melhor os mecanismos internos que o levam a ter esse ou aquele comportamento, além de ampliar seus conhecimentos sobre as causas dos seus conflitos emocionais.

Duração de uma Terapia Individual

Cada processo terapêutico é único, assim como cada paciente também é um só. Não existe um número fixo de sessões recomendado para uma terapia individual. Portanto, não há como o profissional avaliar no início do tratamento se o paciente precisará de mais ou menos sessões. Mas, se essa dúvida aflige o paciente, o recomendado é que ele leve suas dúvidas ao psicoterapeuta para que ambos possam conversar a respeito e encontrarem a melhor solução para o caso.