Caso indefinido: como reconhecer e se livrar dessa situação

O relacionamento complicado é um amor mal resolvido que pode minar sua autoestima e impedir que você se abra para um novo amor

perfil de mulher na sombra com nuvem escura ao fundo 

Ele não lhe apresenta para a família, não lhe inclui na roda de amigos, não participa dos momentos importantes da sua vida e lhe procura apenas quando convém? Infelizmente, você está vivendo um caso indefinido, que pode durar meses ou anos. Para saber identificar essa situação e livrar-se dela continue acompanhando este artigo.

Primeiramente, você deve saber que não está sozinha. Sendo assim, por mais que sua família não lhe apoie, que seus amigos tenham virado as costas sempre há uma luz no fim do túnel para você sair amadurecida da situação.

Mas o primeiro passo é QUERER SAIR desse relacionamento complicado. A menos que você esteja satisfeita, que seja aquilo que você queria, que se configure como um relacionamento sem cobranças e sem muitas expectativas. Portanto, ele não exige seu envolvimento e você está tranquila com relação a isso.

Contudo, se a relação lhe causa sofrimento, o primeiro passo é querer sair dela. Nesse sentido, não use frases que apenas te sabotam e diminuem a sua autoestima, como:

  • ruim com ele, pior sem ele;
  • não encontrarei alguém que me queira;
  • ele vai mudar;
  • não consigo viver sem ele;
  • eu mereço sofrer.

Em vez disso, substitua por frases poderosas como:

  • ruim com ele, muito melhor sem ele;
  • eu me abrirei para uma nova paixão;
  • ele nunca vai mudar;
  • eu consigo viver sozinha, pois eu me amo;
  • eu não mereço mais sofrer.

E, então, agora que você já percebeu o quanto esse relacionamento é tóxico, veja a seguir como reconhecer os primeiros sinais de um caso indefinido e como cortá-lo pela raiz.

Primeiros sinais: identifique um caso indefinido e dê um basta

Como eu disse no começo do artigo, há inúmeros relacionamentos indefinidos, nos quais você não sabe dizer se é amante, namorada, noiva ou esposa do indivíduo.

E para saber se você está vivendo essa situação, comece identificando alguns sinais, como:

  • status do relacionamento nas redes sociais: ele pode colocar que é solteiro, que está num relacionamento aberto ou literalmente num relacionamento complicado. Ainda sobre este assunto, note se há fotos suas juntos nas redes sociais dele;
  • ele não te apresenta para a família e para os amigos: não importa a quantidade de anos que este rolo esteja durando, você nunca pisou na casa da família dele nem conhece seus amigos mais íntimos;
  • vocês não passam Natal e Ano Novo juntos: todos os anos surgem inúmeras desculpas, mas vocês acabam não passando juntos as datas mais especiais do ano;
  • ele “some” por alguns períodos: vocês se falam todos os dias por mensagem ou telefonema, mas inesperadamente ele some por alguns dias ou semanas, reaparecendo com o famoso “oi, sumida”.

Portanto, já deu para perceber que um relacionamento complicado não cria laços e pode gerar uma ansiedade desnecessária na sua vida. Afinal de contas, você vive naquela expectativa de quando vocês vão assumir o relacionamento e ter algo sério.

Em suma, coloque seu amor próprio no lugar do caso indefinido. Certamente, irá doer no início, mas dê um basta. Só assim você retomará a sua autoestima, provará a si mesma que você consegue e encontrará o amor (seja em você mesma ou em outra pessoa).

Este artigo foi útil para você? Então, acesse o site do IPTE (Instituto Paulista de Tratamento Emocional) e procure ajuda profissional para mudar.

 

Iran Moura

Fundador do Instituto Paulista de Tratamento Emocional, pedagogo, hipnoterapeuta formado pela OMNI e coach comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *