Seminário Terapêutico

Os Seminários Terapêuticos são um tipo de tratamento realizado com 10 ou 15 pessoas junto com um profissional qualificado, muito embora seja mais comum grupos de 10 ou mais envolvidos além do profissional que também é conhecido como terapeuta.

Sua imagem está muito associada ao tratamento de dependência química, mas os Seminários Terapêuticos em grupos podem ser utilizados para solucionar os mais diversos tipos de problemas como ansiedade, depressão, problemas conjugais ou até mesmo medo de dirigir.

A diversidade de questões e participantes enriquece a experiência geral e muitas vezes ouvir alguém com um problema diferente do seu pode lhe ajudar a enxergar a real dimensão de seu próprio problema ou até perceber que este não é tão complicado como imaginava, que existem outros problemas muito piores que o seu e talvez o seu seja muito mais simples de resolver. Em tempos que é tão difícil encontrar pessoas dispostas a ouvir e não te julgar, a terapia em grupo é uma ótima alternativa para compartilhar aflições e encontrar soluções com ajuda de um seminário interessado em você.

Como Funciona?

Os Seminários Terapêuticos são cuidadosamente feitos por um profissional qualificado que vai analisar o perfil individual de cada indivíduo para formar grupos com a melhor harmonia possível.

Os envolvidos aprendem novas formas de viver e de resolver seus conflitos. O psicólogo funciona como um com terapeuta que aponta caminhos e faz questionamentos, dá a palavra e colabora para que todos possam falar sempre que desejarem.

Eu Preciso Falar?

Não necessariamente. Muito embora na maioria dos casos falar e se abrir para o seminário seja excelente para a evolução do quadro, temos situações em que simplesmente ouvir os relatos dos demais pode ajudar de forma significativa.

Nos Seminários Terapêuticos ninguém é obrigado a falar mas participar das conversas e interagir com os participantes pode ser extramente gratificante assim como benéfico.